O texto abaixo é uma sugestão de email para o Hackeaço 5.0. Ao clicar em ENVIAR, você será direcionada para seu cliente de emails. Se tiver problemas no computador, tente novamente usando um celular.
À excelentíssima reitoria, vice reitoria, superintendência de assistência social e a todos os membros da COP da USP.
Nós, estudantes, estamos há mais de um ano solicitando o auxílio alimentação pecuniário. Explicamos e expomos todas as problemáticas e limitações das distribuições de marmitas. Solicitamos reuniões, enviamos ofícios e, há 4 meses, estamos nos organizando via Comitê de Luta pelo Auxilio Alimentação. Durante todo esse tempo, estamos sendo tratados com desprezo por reivindicar algo que deveria ser básico na permanência estudantil: o direito à alimentação.
No mês passado, foi anunciado o acréscimo nos auxílios manutenção/transporte e moradia que ainda não é o suficiente. Muitas das contempladas pelo auxílio alimentação não recebem os dois benefícios e, mesmo que recebessem, a quantia paga não supre as necessidades básicas de segurança alimentar em meio à crise.
Outro ponto, o acréscimo foi concedido ao custo de atrasarem o pagamento dos auxílios de maio e mudarem a data de pagamento sem aviso prévio. Dado que os estudantes dependem deste dinheiro para pagarem contas e subsistência, é imperativo que mudanças e ajustes tenham avisos prévio. Deste modo, todos poderiam se planejar e tentar evitar endividamentos.
Considerando a falta de comunicação prévia e efetiva, bem como a falta de consulta discente na tomada de decisões, solicitamos respeito e transparência conosco - seja nos dados divulgados em nota, seja nas relações com os estudantes.
Diante de tantos descasos envolvendo a política de permanência da USP, reinvindicamos:
- Concessão do auxílio alimentação de forma pecuniária no valor de R$200,00 reais
durante o período de suspensão do funcionamento dos Restaurantes Universitários;
- Reativação do CGPAPFE com direito a representação discente;
- Transparência e detalhamentos dos dados envolvendo os auxílios PAPFE, discriminando quantidade de
contemplados por auxílio, por unidade, e o orçamento destinado e gasto com os Restaurantes
Universitários, Auxílios (moradia, alimentação, transporte, manutenção e
livro), por unidade. Todos dados a constarem no site da Superintendência de Assistêncial Social ou em
site específico para transparência.
Atenciosamente,
Comitê de Luta pelo Auxílio Alimentação.